terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Tanto amor

Sei que este espaço blog, foi criado como um espaço de memória do Grupo. Das nossas experiências e papos lá.
Infelizmente, a ferramenta ainda não "pegou". Poucos do Grupo sequer chegaram a passar um "vista d'olhos" aqui, e ninguém mais, nem eu mesma, escreveu nada.
Em que pese que ando um bocado reduzida em condições braçais, (operei meu ombro esquerdo nesta quinta feira, 17 de dezembro e estou literalmente "maneta"), resolvi usar um post do meu outro blog, ou melhor, do meu blog, aqui também. Acho que ele tem tudo em comum com o que pensamos e falamos no Grupo. Achei que ele serviria como mensagem de final de ano, para todos nós.
Feliz Natal a todos.
Um ano novo repleto de possibilidades amorosas em todos os aspectos de nossas vidas.
Um grande abraço, ainda que maneta, a todo o Grupo.




Sábado pela manhã, enquanto tomava meu café e lia meus e-mails recebi esta imagem de uma amiga que recebeu de um amigo.
Ambos são patologistas e ganham a vida vendo, analisando e diagnosticando imagens de doença e morte.
Nesta manhã, de presente, ele encontrou essa imagem. Mandou para ela que encaminhou para outros amigos entre os quais me encontro.
Brinquei com ela perguntando se eram histiócitos fazendo uma declaração de amor ou um câncer dizendo que só o amor te salva.
Ela riu e prontamente respondeu que, com efeito,  trata-se de um carcinoma ductal mamário - o material do centro é necrose - esse é o tal do comedocarcinoma ruim pra kct.
E lá estava a imagem tão bonitinha, de um câncer de mama assumindo a forma do coração em cartão postal do Dia dos Namorados.
A morte assume estranhas formas.
A vida também.
Normalmente escolhemos qual queremos ver.
Não pensamos nisso.
Não gostamos de pensar.
Deveríamos.
Os cientistas dizem que os cânceres são causados,  na sua maioria,  por grandes traumas sofridos.
Na minha prática médica normalmente encontro também essa relação.
A dor extrema sofrida e não metabolizada, causa uma morte dentro de nós.
Essa morte cedo ou tarde, se manifesta em alguma parte do organismo.
A dizer-nos: "decifra-me ou te devoro".
Muitos amores na nossa vida fazem o mesmo.
São os desencadeantes do trauma que origina o tumor.
Que vem duramente nos dizer que devemos aprender a amar a vida.
Tantos andamos morrendo por aí.
Tantos outros matando. Matando-se.
E um patologista ao ver o resultado encontra uma declaração de amor à vida.

Foto: comedocarcinoma - carcinoma ductal de mama. Clóvis Klock

2 comentários:

  1. Olá,
    Trabalho para uma editora (www.editoradcl.com.br) e estamos elaborando um livro sobre Mamografia. Ao pesquisar imagens sobre "comedocarcinoma", me deparei com a imagem acima, que me chamou a atenção. Então eu li sua postagem e gostei muito do texto. Ainda estou absorta, na verdade. Primeiro, parabéns pelas reflexões e obrigada por compartilhá-las.
    Segundo, gostaria de pedir a sua autorização para reproduzir o seu texto como um texto complementar no miolo do livro que estamos elaborando, bem como a imagem citada. Certa de sua atenção e retorno, desde já, agradeço.
    Abraço
    Fabiana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fabiana, recebi esse seu comentário e gostaria de uma maneira de entrar em contato com você. Acabei de consultar a amiga que me mandou a foto para saber se ela ou o amigo dela se oporia à publicação, mas ela ainda não me respondeu. Creio que não há problemas desde que as fontes e autorias sejam citadas. Por favor, deixe seu contato que conversamos. Tentei o site da editora e não te achei ali. Estou deixando lá também esta mesma mensagem, endereçada a você.
      Obrigada pelo seu interesse no meu texto.
      Um abraço
      Mariane

      Excluir

Você pode comentar o post e dar sugestões de continuidade ou correções.